segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Enem - região Nordeste sua Genética e Índios

Cansado dos livros e das listas de exercícios? Então faça um descanso sem culpa e venha conferir nossas dicas de hoje! O objetivo aqui é você ler notícias e artigos sobre assuntos que estão em pauta no momento e que podem ser abordados no Enem 2016. Procure fazer uma leitura crítica e relacionar o texto com algumas disciplinas estudadas.

Importância econômica do Nordeste

No final de 2014 houve a eleição presidencial. Passados alguns meses, ainda há um conflito ideológico muito forte ocorrendo na sociedade brasileira, podendo ser bem observado principalmente nas redes sociais. Podemos polarizar esse conflito nomeando os dois candidatos que se enfrentaram no segundo turno: Dilma e Aécio. Dentre muitos fatos ocorridos nesse cenário, um que chamou bastante atenção foi a divulgação de que a região Nordeste havia sido a maior responsável pela eleição da presidenta Dilma.

Muitos comentários xenofóbicos foram proferidos utilizando de grandes falácias como a de as regiões Sul e Sudeste sustentam economicamente o restante do Brasil. Nesse artigo do blogue Café com Sociologia, essa questão foi discutida envolvendo aspectos sociais, históricos, econômicos e políticos. Vale a pena conferir e aproveitar o tema para estudar os ciclos econômicos brasileiros na disciplina de História do Brasil.

Projeto Genoma Humano
No início do milênio, ouvimos muito falar sobre o Projeto Genoma Humano e parecíamos viver uma revolução genética. Há muitos estudos e promessas na área genética, mas muitas não estão acontecendo. Vale lembrar também que muitas descobertas científicas são “barradas” ou difíceis de serem comunicadas à sociedade.

Essa barreira pode ser por questões éticas ou religiosas. De qualquer forma, a Revista Superinteressante tratou desse assunto nesta reportagem, mostrando as principais promessas feitas pela ciência e que ainda não foram cumpridas, assim como descobertas já obtidas e estudos que ainda estão em andamento. Leitura bacana e muito interessante já que biotecnologia e bioética têm sido assuntos em alta no Enem!

Luta dos Povos Indígenas
Você sabia que existe o dia nacional da luta dos povos indígenas? É 07 de fevereiro e o Guia do Estudante fez uma matéria especial sobre a data! Nesta matéria você encontra uma explicação sobre a história dos indígenas na colonização portuguesa, os direitos adquiridos até hoje e as principais lutas por direitos que ainda estão em pauta, como cotas em universidades e a demarcação de território que vem sido discutida na PEC 2015. Se informe sobre a causa e busque relacioná-las com os direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário